Bike Tour Eixo Monumental

 


3 h pedalando
com algumas paradas

R$180
por pessoa

Máx. de
14 pessoas

Bicicletas de alumínio
com marchas

 

Surpresa e encantamento!

Estudos demonstraram que pedalar uma bicicleta, conhecer Brasília e fazer amizades, tudo ao mesmo tempo, faz qualquer um ficar muito mais bacana do que já é! No Bike tour do Eixo Monumental você terá uma ótima oportunidade de comprovar isso ao percorrer de bicicleta um circuito com as mais belas e expressivas obras arquitetônicas do grande Oscar Niemeyer, o poeta das curvas!  A propósito, você verá também que os nossos percursos estão repletos de obras de Athos Bulcão, Ceschiatti e outros artistas importantes.

A paternidade do traçado urbanístico é do genial Lucio Costa, mas foi Niemeyer quem reinventou o modernismo com sua própria linguagem e com uma identidade nacional. O arquiteto sempre pensou numa arquitetura que impressionasse não só ao usuário do edifício, mas também àqueles que apenas passassem pela rua. Ele dizia – “Vão parar para vê-la! Será para as pessoas um momento de surpresa e encantamento!”.

Niemeyer exerceu grande influência na arquitetura mundial. Nasceu em 1907 no Rio de Janeiro, e com 22 anos ingressou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Em 1935 iniciou sua vida profissional no escritório de Lucio Costa, onde tinha sido estagiário, e lá começou a realizar trabalhos importantes. De 1939 a 1950 sua obra despontou com força com a exploração das possibilidades construtivas do concreto armado. Entretanto foi em Brasília que a sua arquitetura floresceu e seu traço ganhou personalidade se distinguindo de forma intensa. Em 1956 foi convidado pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, para projetar os edifícios públicos da nova capital do Brasil. A inovação proposta na obra de Oscar está nas curvas e na leveza das estruturas de concreto armado associada aos grandes vãos

Um Museu de obras arquitetônicas a céu aberto!

Se prepare para conhecer de uma só vez algumas das mais significativas obras de Niemeyer. Estão todas aqui uma ao lado da outra no Eixo Monumental.

“A arquitetura de Oscar Niemeyer é como um “hino à vida. A mudança que ele gerou na forma de ver, de sentir e de viver a arquitetura foi excepcional. Ele queria que as pessoas tivessem uma relação existencial com suas obras. Para todos os arquitetos e para todas as pessoas a ‘experiência Niemeyer’ continuará sendo fundamental”

Germán S. Betancourt – Federação Panamericana de Arquitetos

Talento e genialidade esculpidos no concreto!

Niemeyer realizou mais de cento e sessenta trabalhos em todas as Escalas da Brasília de Lucio Costa. Os edifícios presentes na Escala Monumental alcançaram fama mundial e expuseram a genialidade da sua obra.

“Ele introduziu não só a forma curva, mas também a leveza. Os prédios parecem flutuar”

Ferreira Gullar – poeta e escritor

Paisagismo e obras de arte integradas à arquitetura na capital do Brasil!

Neste bike tour você conhecerá o significado e a coerência da produção arquitetônica singular de um dos maiores arquitetos de todos os tempos e de vários artistas que têm seus trabalhos integrados à arquitetura e ao urbanismo da cidade.

“Quando o cosmonauta russo Yuri Gagarin visitou Brasília, ele gostou da experiência de ter aterrissado em um planeta diferente. Ao ver a obra de Niemeyer em Brasília, pela primeira vez, muita gente sentiu o mesmo”

Norman Foster – arquiteto britânico

“Vocês vão ver os palácios de Brasília…

…deles podem gostar ou não, mas nunca poderão dizer terem visto antes coisa parecida”
– Oscar Niemeyer

O Bike tour do Eixo Monumental de Brasília fará você entender porque a cidade foi a principal realização urbanística do século XX, e porque ela é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Este bike tour dura aproximadamente 3h. Você vai pedalar a maior parte do tempo na Escala Monumental, mas também conhecerá um pouco das outras Escalas também.

Partimos do bicicletário da nossa Agência para a Torre de TV no Eixo Monumental. De lá você tem a visão de todo o percurso e verá grandes mapas que esclarecem muito sobre Brasília.

Da Torre de TV nos encaminhamos para o Parque da Cidade, um dos maiores parques urbanos do mundo. Ao sairmos do parque vamos para o Santuário Dom Bosco, um templo que encanta a todos, principalmente por seus vitrais azuis. De lá seguimos para os setores centrais da cidade que se configuram com maior densidade construtiva, maior proximidade entre os edifícios e possuem os prédios mais altos. É onde predomina a Escala Gregária e é de onde surgem as duas asas – Sul e Norte. Os Setores são o Comercial Sul, o Setor Médico Hospitalar Sul, e o Setor de Diversões Sul. Vamos para a Plataforma Superior da Rodoviária, e ao Teatro Nacional no Setor Cultural Norte.

Retornando à Escala Monumental seguimos para o Complexo Cultural da República (Biblioteca Nacional e Museu), pela parte sul da Esplanada dos Ministérios, passando pelo Palácio do Itamaraty até a Praça dos Três Poderes (Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto). Lá visitamos internamente o Espaço Lucio Costa. O lugar é um pequeno museu – uma construção subterrânea na Praça dos Três Poderes que abriga em seu acervo a Maquete de Brasília, circundada por  uma galeria onde se encontram cópias dos croquis e do Relatório do Plano Piloto apresentados por Lucio em 1957 ao júri internacional que julgou e considerou o seu projeto o vencedor dentre 26 projetos que participaram  do concurso.

Da praça vamos em direção à Catedral Metropolitana de Brasília. Em nossa opinião esta é a mais bela obra idealizada por Oscar Niemeyer. Na Catedral, não havendo missas, a visita é permitida. De lá voltamos ao coração de Brasília, a Rodoviária que é um edifício projetado por Lucio Costa, só que agora passamos por dentro dela, retornando em direção à nossa agência.

O Bike Tour do Eixo Monumental guiará você para o trecho mais movimentado da cidade de Brasília, o maior cenário de arquitetura moderna a céu aberto do mundo!

Mais detalhes

Atendemos de segunda a domingo em até 5 idiomas. O preço da excursão inclui a bicicleta, capacete e uma garrafa de água. Não inclui qualquer outro alimento ou bebidas em nossas paradas.

Este tour percorre aproximadamente 16km. Como há várias paradas e o terreno é praticamente plano, o condicionamento físico necessário para percorre-lo é pequeno. Brasília é uma cidade com muitas calçadas compartilhadas e possui muitas ciclovias, o que torna tranquilo pedalar por aqui.

A reserva antecipada é necessária. Nossos bike tours são muitas vezes vendidos até com semanas de antecedência. Reserve o seu lugar ainda hoje por e-mail (camelobiketour@gmail.com) ou pelo nosso WhatsApp +55 61 99303-8196.

Este bike tour é publico, e é indicado para crianças a partir de 9 anos de idade desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Caso você deseje pedalar com seus filhos abaixo desta idade, podemos realizar um tour privado para você e sua família.

É necessário fazer a reserva com antecedência

pois desta forma programamos os guias e as bikes. Solicitamos aos participantes que se apresentem com 30 minutos de antecedência do seu horário agendado. Sugerimos que os participantes venham trajando roupas e tênis adequados ao ciclismo e usem protetor solar.

Gorjetas para o guia não estão incluídas. Você deve se sentir livre para dar a gorjeta se gostar do serviço e assim desejar fazer.

Precisamos de pelo menos duas pessoas para sair, caso contrário, cobramos 30% sobre o preço normal em qualquer rota. Por gentileza, caso esteja sozinho, confirme se haverá mais participantes no bike tour que você deseja fazer.