Camelo Bike Tour

A Camelo Bike Tour surgiu de um desejo de apresentar Brasília de um modo original. A cidade de Brasília é palco de um feito histórico, foi a primeira cidade contemporânea a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Em termos urbanísticos, é a mais notável realização do século passado.

O conceito de Patrimônio Cultural da Humanidade encerra o entendimento de que sua aplicação é universal, ou seja, PERTENCE A TODOS OS POVOS DO MUNDO, independentemente do território. Marco mundial da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília é detentora da maior área tombada do planeta – 112,25 km² – a compreensão da importância da preservação de Brasília reafirma a necessidade de se divulgar este patrimônio.

A Camelo Bike Tour surge dentro da estratégia de estimular a reflexão sobre a importância de Brasília, abrindo a oportunidade para que a comunidade também a reconheça. Para acompanhar este processo a Camelo Bike tour propõe a bicicleta. O ciclista consegue de uma maneira divertida e congregadora, alcançar lugares impossíveis para um carro, van ou ônibus, e sua perspectiva com o espaço urbano é totalmente diferente da habitual, a sua experiência pessoal é portanto única e geralmente inédita. Com a extensa malha cicloviária que possui, a cidade de Brasília tem condições de ganhar nova identidade como cidade. A capital da bicicleta!

 

Temos alguns circuitos ou rotas – O Eixo Monumental, As Escalas de Lucio e A Orla do Lago; a ideia é, aproveitando as ciclovias, pedalar e reconhecer a cidade. Todos os passeios têm alguns momentos em que descemos das bicicletas e há explicações interessantes, sobre arte, história, arquitetura, urbanismo, enfim, cultura de Brasília, do Brasil. Afinal estamos numa cidade única, capital de um país imenso, que foi construída por pessoas que vieram dos quatro cantos do Brasil.

O maior mérito da ideia de conhecer uma cidade como Brasília em cima de uma bike, não está em aprender sua história, ver os edifícios de Niemeyer, compreender a intenção humanista-libertária de Lucio Costa, mas talvez principal vantagem esteja em realizar uma experiência pessoal única de interação e convívio com outras pessoas, construindo amizades, tudo com segurança e com muitos novos significados. Tudo isso, bem aqui, sem precisar viajar para longe, basta “viajar” por Brasília.